Veja como não fazer propaganda burra

Uma das coisas mais erradas especialmente para aqueles que estão começando com algum conteúdo na internet, é a propaganda burra. E o pior é que a pessoa muitas vezes não tem ideia do quanto isso é algo problemático, ou mesmo que está fazendo propaganda negativa de seu conteúdo. Sendo assim é hora de uma matéria sobre o tema.

Muito bem, você certamente já escolheu o seu caminho para ganhar dinheiro na internet, e depois disso começou a pensar nas formas de propaganda, em como vai divulgar. E é aí que normalmente o erro começa, pois o que a maioria das pessoas pensam é "Vou entrar em todos os grupos, todos os blog, tudo e espalhar, assim as pessoas vão ver!".

O pensamento tem lógica, mas na prática não dá certo, primeiramente porque as pessoas já criaram um bloqueio mental pra propaganda. Todo mundo tá fazendo propaganda o tempo todo, todos criaram um canal, um blog, uma página, o que for e estão espalhando links pra todo lado, e se todo mundo tá fazendo e é algo normal no dia a dia, obviamente as pessoas não vão perder tempo entrando, afinal a quantidade é tão grande que no fim das contas o estranho será se a pessoa entrar em um dos links.

A propaganda mais burra que existe é a com uma fala pronta que todo mundo já viu "Entra no meu canal, se inscreve, adiciona nos favoritos". Essa frase infeliz aí é tão comum, que tem quem entra sim, só pra descurtir ou xingar. É o tipo de coisa que ninguém quer ver, afinal o mundo não é simples assim. Pense bem, você acha mesmo que é só dizer "Entra no meu" que um desconhecido vai entrar?

Não sejam preguiçosos, sejam inteligentes! Quem tem preguiça vai ser só mais um que vai estar deitado em cima dos outros preguiçosos e logo vai chegar outro pra deita por cima. É isso que você quer ser? Se nem você parece ter saco pra mostrar o quanto seu conteúdo é especial, imagina os outros?

Isso sem contar com os propagandeiros de grupo, tem coisa mais chata do que você participar de um grupo, conversar, se divertir, conhecer as pessoas de lá, daí de repente entra um cara, não diz nada nunca, e só aparece pra fazer propaganda do blog dele e sempre com uma frase genérica atrás da outra "Uouuuu eu adorei essa matéria!", "Hahahaha, morri de rir aqui, confiram vocês também!".

Use aquele mapinha para ganhar dinheiro na internet, e vá com calma, vá com carinho, se empenhe de verdade no que você quer. Daí na hora da propaganda, faça algo dedicado, algo que realmente vá interessar a pessoa que você está fazendo a propaganda, se você falar feito um robô com frases prontas, é isso que as pessoas vão ver.

Então mostre que sabe do que está falando e faça ligação com o ambiente em que você está fazendo propaganda. Observe as pessoas do lugar, participe, e crie um texto especialmente para aquele ambiente, mostre que não é um robô falando, mas alguém que viu de verdade o que tá rolando ali e fez ligação com o próprio conteúdo. Aí sim as pessoas vão querer conferir, pois notarão que tem de verdade algo a ver.

Não saia espalhando seu link em tudo quanto é parte, você gera inimigos sem nem ao menos saber, as pessoas vão criando um ódio de te ver sempre com a mesma propaganda e o papinho de sempre. Faça algo com moderação, ao invés de espalhar 100 links diariamente em 100 grupos que você nem sabe do que se tratam e não perdeu tempo lendo as regras, publique em 5 grupos que você conhece e prepare um texto pra cada. Vai ser muito mais eficas, de que adianta ter 100 propagandas e ninguém entrar por ser genérico? Valorize seu tempo, valorize a si mesmo.

Respeite outras pessoas! Um problema dos propagandeiros é entrar em grupos, espalhar o link genérico e quando alguém reclamar, vira a vítima incompreendida da sociedade. "Ohhh, eu só estava fazendo propaganda porque queria ajudar vocês! Vi que tinha a ver com o grupo e decidi falar aqui, estou fazendo esse favor pra vocês!". Acredite, esse papo não cola com ninguém, as pessoas não vão ter pena de você ou se sentirem mal porque VOCÊ não se deu o trabalho de ler as regras do grupo. Ninguém é burro, todo mundo sabe que a única pessoa que você tá tentando ajudar é VOCÊ MESMO.

Então ao invés de entrar em um milhão de grupos com o tema que você oferece, procure os melhores, participe e faça aquela galera de amigos virarem seu público, gostarem. Sei que você pode não ter o mínimo interesse em ser amigos deles, que você só quer as visualizações. Mas se for pra fazer, faça certo, não faça propaganda burra, faça com moderação e tenha muito mais resultado. Confira também como descobrir as melhores palavras-chaves.