O segredo pra lucrar de verdade com o Google Adsense

Essa é uma postagem de ouro! Já vou avisando, é o tipo de segredo que as pessoas simplesmente não falam ou pesquisam pra entender. Sem sombra de dúvidas o google adsense dá dinheiro para quem usa, porém a quantidade que a maioria ganha é baixíssima. As pessoas ficam frustradas em ver que as vezes o colocam em seus blogs/vlogs e não gera praticamente nada.

Uma ideia errada é que somente quem tem milhares de acessos é capaz de conseguir viver dos lucros. Por exemplo, você sabia que tem gente que tem milhares de acessos e é simplesmente IMPOSSÍVEL o blog dele gerar sequer 1 dólar por dia? E que tem pessoas que com menos de 100 visitas conseguem dinheiro o suficiente pra sobreviver?

Mas chega de suspense e vamos lá né? Hora de revelar o grande segredo e provar que esse blog merece ser adicionado na sua lista de favoritos! A primeira coisa que você precisa fazer é entender o adsense, compreender a forma do programa "pensar" e ao fazer isso, vai entender exatamente o rumo que você deve tomar no seu blog/vlog.

As propagandas do adsense em geral são geradas com base no texto que acompanham. Sendo assim quando um anúncio é exibido em um site, ele antes de tudo lê o conteúdo pra analisar as palavras, por exemplo se tiver escrito "Playstation", "Sony", "Video Game", "Console" e coisas do tipo em um texto, o anúncio automaticamente vai entender que é um texto sobre jogos, e o resultado é ele exibir a coisa mais próxima que tiver disso, não precisa ser exatamente um Playstation, pode ser um Xbox, um site de jogos online, mas algo que se aproxime do tema.

Então você já sabe qual é a linha de raciocínio do programa, ele pega "palavras chaves" e as compara com as "Palavras chaves" dos anúncios para ver algo parecido. Por exemplo em um lugar que se tenha muita informação sobre comida é natural que se veja anúncios de restaurantes. Um lugar que se ache muita informação sobre beleza, é normal se ver propagandas de spas, cabeleireiros, etc.

Agora vamos falar um pouco de nichos, os nichos são TEMAS ESPECÍFICOS, ou seja, ao invés de algo abordando todo um assunto, é algo abordando apenas um único tema dentro desse assunto enorme. Existem blogs/vlogs sobre dispositivos móveis em geral, e existem aqueles dedicados exclusivamente a dispositivos móveis de uma empresa em especial, isso é um nicho.

Blogs/vlogs de nicho são o que dão dinheiro, então lembra da matéria sobre o caminho a escolher pra ganhar dinheiro? Escolha qualquer um mas na hora de escolher, faça um tema específico, algo dedicado a um assunto em especial. Isso vai fazer com que esse assunto seja muito valorizado ali, pois está concentrado, não é algo que pode aparecer de vez em quando, mas algo completamente focado naquilo.

Vamos voltar agora para a lógica do adsense, quando um anúncio aparece em um site, pode ser visualizado e ignorado, ou pode chamar a atenção e fazer as pessoas clicarem. A quantidade de vezes que um anuncio é impresso influi sim na quantidade de dinheiro, porém o que realmente importa é a quantidade de cliques que ele receber, cliques são muito caros.

Quanto mais pessoas clicarem, mais valorizado se torna o clique do seu blog/vlog, por exemplo se seu blog exibe 100 anúncios por dia e dessas exibições 90 deles recebam cliques, significa que seu blog tem 90% de chances de atrair um comprador. E assim uma loja com certeza vai querer exibir o anúncio dela no seu blog. O google calcula isso sozinho, se um site tem 10 mil impressões de anuncio por dia e desses só 100 recebem cliques, significa que apenas é 1% a chance desse blog enorme vender alguma coisa.

Agora imagine um site sobre filmes, séries, jogos e livros, resumindo, tipo o meu outro blog o Nerd Maldito. A pessoa vai ao google e ela é muito interessada em séries e procura lá por uma, vê que tem uma análise naquela página e entra. Daí o anúncio do google e dá uma olhada na página e pensa "Hummm... Esses textos tem as palavras Jogos, séries, filmes e livros... Esse anúncio sobre livraria aqui é compatível.". Resultado, é uma impressão pra uma pessoa que não se interessa por aquilo, a consequência disso é o lugar ficar mais barato.

Mas vamos pra um fã da Apple, a pessoa vai lá toda empolgada e taca iPhone, acha uma análise em uma página especializada exclusivamente em coisas da Apple. O anúncio então analisa a página, acha "Hummmm... Esses textos tem as palavras  iOS, Apple, iPhone, iPod... Esse anúncio de venda de iPad é compatível". A pessoa já entrou interessada em um aparelho da Apple, de repente ela vê outro aparelho ali sendo anunciado e a possibilidade dela clicar ali é imensa, pois ela já vai estar no clima exatamente daquilo.

Vocês estão sacando agora porque a maioria dos vlogs/blogs não dão certo? Porque ou as pessoas escolhem um assunto imenso que tem inúmeros subtemas, sendo que existe uma quantidade enorme de variações, ou a pessoa escolhe múltiplos temas e o resultado é catastrófico não gerando dinheiro nenhum.

E não adianta já ter um projeto e decidir mudar o rumo dele não, pois postagens antigas vão continuar atrapalhando e confundindo o anúncio do google, diminuindo o valor do lugar. Tem gente que abandona blogs pra começar outro do zero do jeito certo. Mas não é preciso ser tão radical, se você tiver no começo vale a pena sim deixar o outro de lado pra se dedicar a um novo porém que vai te dar muita grana, agora se você tem um antigo com um público formado já, use ele como fonte de visitas para o seu blog de nicho e continue atualizando os dois. É mais trabalho sim, porém é o jeito né? Ou você abandona e ganha dinheiro com o novo, ou se esforça mais e ganha dinheiro tendo dois blogs/vlogs. Ter um blog que não é de nicho não dá lucro com adsense, pode dar com outras coisas tipo um contrato direto com uma loja, mas adsense jamais.

Enfim, vão dizer que essa matéria não mereceu uma favoritada? Eu ainda vou falar muito sobre o tema adsense aqui no blog, portanto voltem sempre ein? E indiquem para seus amigos por favor, sempre uso essa linguagem simples e direta aqui, tenho certeza que vocês vão tirar muito proveito do conteúdo. =)

Nenhum comentário: