Aprenda o básico sobre formatos de imagens

Você não precisa saber de tudo na hora de ganhar dinheiro na internet, no entanto é muito importante que você tenha o conhecimento básico de uma série de coisas e o formato de imagens é uma dessas coisas. Se você já aprendeu a mexer no editor de imagens GIMP, pode estar salvando as imagens da maneira errada.

Tudo quanto é tipo de arquivo na internet é aberto por um programa, no entanto você pode imaginar arquivos e programas como cartucho de tinta e impressora. Uma impressora não aceita qualquer cartucho de tinta, só alguns específicos. Ou seja, programas podem abrir vários arquivos, mas não todos, o word por exemplo abre arquivos de texto, não de imagens, mas mesmo assim ainda tem alguns arquivos de texto que não podem ser abertos pelo word.

E o que define o tipo de cada arquivo são os formatos. Sendo assim cada arquivo tem um nome e depois um PONTO e o formato. No caso de imagens temos diversos, mas o que nos importam são os .jpg .gif .bmp e .png  por exemplo "teste.jpg" primeiro tem o nome do arquivo que é "teste" depois o PONTO pra indicar que ali é a divisão, e por fim o JPG que mostra o formato.

Isso parece a maior frescura, afinal de contas por que as imagens não usam todas o mesmo formato, não é? O negócio é a tecnologia aplicada, o tempo passa, novas tecnologias são inventadas e aperfeiçoadas, algumas com suporte a certas coisas e outras não, sendo assim vou por aqui quatro tipos de arquivos que você tem que ficar ligado:

.BMP (chamado de Bitmap) Esses arquivos são de uma tecnologia bem antiga e tudo quanto é leitor e navegador tem suporte a ele. O problema é que as imagens tem um peso gigantesco, então você tem que ficar ligado para NUNCA usar esse tipo de imagem no seu blog ou projetos de vídeo que quer que fiquem leves.

.JPG (Muita gente chama de Jotapégue) Esses arquivos são os mais comuns da internet para fotos, são leves e práticos. A sua resolução pode ser bem ruim, mas ela é disfarçada, normalmente no tamanho certo fica bonitinha, o problema é se a pessoa resolver dar zoom, mas isso não importa, normalmente é perfeito pra se usar em imagens grandes. Redes sociais normalmente convertem qualquer formato automaticamente para jpg.

.PNG Esses arquivos tem boa resolução, mas o peso depende muito de arquivo pra arquivo e podem ficar realmente pesados, não os use em fotos grandes, tente usar em imagens menores e de preferência desenhos. Uma vantagem desse tipo é que ele aceita transparência. Lembra da matéria sobre como fundo branco é o melhor de todos para um blog? Pois é, com esse formato você não precisa se preocupar, pois qualquer que seja o fundo, ele vai se adaptar.
 
.Gif Um erro das pessoas é achar que GIF sempre é GIF ANIMADO, mas não é, o negócio é que uma das tecnologias do formato GIF é o suporte a sequencia de imagens, ou seja ao invés de salvar só uma, salva várias e vai passando uma atrás da outra, dando animação. Gifs também tem suporte a fundo transparentes e são bons para serem usadas em imagens bem pequenas ou gifs animados.

Enfim, eu tinha falado que poluição visual afastas as pessoas também por seu conteúdo demorar a carregar, e uma das coisas que pode fazer demorar é exatamente a presença de imagens pesadas, portanto lembre-se de olhar os tamanhos, tente sempre usar imagens com menos de 100kb.

Nenhum comentário: